Busca no site

 

Six Feet Under

Six Feet Under

Alan Ball

Criador e diretor executivo da série. O primeiro filme que produziu foi o aclamado "Beleza Americana".

 

Thomas Newman

Trilha sonora da abertura

 

Digitalkitchen

Empresa criadora da sequência de abertura.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Desperate Housewives

Desperate Housewives

Marc Cherry

Criador da série.

 

yU+co.

Empresa de Garson Yu, criadora da sequência de abertura.

A Galeria desta edição abre espaço para uma Coletiva. A sua primeira.

Garson Yu, Alan Ball, Danny Yount, Lane Jensen, Alan Poul são os designers responsáveis pelas fantásticas aberturas das séries Six Feet Under e Desperate Housewives. Um trabalho coletivo de tamanho talento merecia, sem a menor sombra de dúvidas, uma Coletiva de respeito.

Difícil assistir a um capítulo destas séries sem ficar impressionado com o talento de suas aberturas. Six feet Under de Alan Poul, Allan Ball, Danny Yount, Lane Jensen e equipe, dá um show de sensibilidade, mergulhando no enredo intimista da série com maestria e muita técnica.

Em uma proposta mais cinematográfica os designers desenvolveram um trabalho em cima da música especialmente composta para a abertura. O resultado é brilhante. Todo o clima da série está ali revelado. Introspecção, vida, morte, procura, separação, tudo com muita elegância, em cenas íntimas, em gestos fortes, em momentos de pura poesia.

Sobre o filme surgem os créditos, compondo imagem e texto com perfeição, em movimentos estudados, mostrando que um bom design não é aquele que fica no anonimato. Aqui ele faz parte do espetáculo.

storyboard storyboard storyboard

Em Desperate Housewives, de Garson Yu e equipe, temos o humor e a inteligência da série como guias.”Eu me considero um contador de histórias” diz Yu. O universo feminino revelado através da arte que compõe a abertura, da simbologia da maçã percorrendo as cenas reveladoras. Segundo ele, é como fazer um filme haiku onde desenvolve a arte de dizer o máximo com o mínimo, na máxima experiência de reconhecer a importância do simples. A yU+co é uma empresa jovem e várias vezes premiada pelos seus trabalhos. Em Housewives, Yu trabalha com uma montagem bidimensional com imagens conceituais. Com inspiração na abertura de Monty Pytthon, a abertura de Desperate Housewives traz um visual retrô, surreal e também pós-moderno. Um luxo.

Decididamente estes designers fazem uma boa amostra da evolução das aberturas e vinhetas de filmes. Foi-se a época na qual elas não passavam de uma sopa de letrinhas minúsculas que poucas pessoas perdiam seu tempo para tentar ler.

A concorrência e os avanços tecnológicos trouxeram, para a abertura do filme, a necessidade de atrair o espectador.

Ousadia, criatividade e muito talento em 60”.

Housewives Housewives Housewives
Six Feet Under

Six Feet Under

No site da HBO você pode assistir o vídeo da sequência de abertura de Six Feet Under. Há, inclusive uma versão totalmente produzida com o storyboard. Mais interessante ainda, é o slideshow com ilustrações e comentários sobre todo o processo criativo dessa obra de arte.

Slideshow e vídeos da sequência de abertura | A abertura no YouTube

Desperate Housewives

Desperate Housewives

Você pode ver o vídeo da abertura de Desperate Housewives no YouTube ou fazer uma linda viagem pelo site da yU+co., a empresa de Garson Yu, que criou a sequência de abertura. Lá poderão ser vistas outras belas obras da equipe. Sem dúvida, vale uma demorada visita.

Vídeo da sequência de abertura no YouTube | Site da yU+co. (requer Flash Player)

Comente este artigo